O slogan “Go Back India” ecoou de Portugal, uma carta enviada a Modi pelos Nepaleses para deixar a terra Nepalesa

VON, Lisboa.

Os nepaleses que vivem em Portugal protestaram contra a invasão da Índia nas terras nepalesas nas áreas de Kalapani, Lipulek e Limpiadhura. Eles protestaram enviando um memorando ao primeiro-ministro indiano Narendra Modi para deixar a terra invadida do Nepal e retirar o exército indiano da terra nepalesa.

Representantes de 25 organizações nepalesas se reuniram no Almeida Park, na capital Lisboa para protestar exibindo a bandeira nacional do Nepal, cartas de baralho e um novo mapa político e administrativo do Nepal recentemente divulgado pelo governo do Nepal.

“Estamos plenamente conscientes de que existem algumas áreas disputadas ao longo da fronteira entre o Nepal e a Índia há mais de um século. Em vez de resolver essas disputas fronteiriças por meio de conversações diplomáticas de alto nível entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países, o governo indiano agora intensificou a situação inaugurando uma estrada que, segundo documentos históricos, pertence ao território nepalês. ” Está escrito no memorando.

Os nepaleses em Portugal protestaram contra a mudança da Índia depois que o governo indiano construiu uma estrada de terra nepalesa para Kailash Mansarovar via Lipulec.

O memorando exige fortemente o retorno do exército em Kalapani e o retorno das terras nepalesas, de acordo com os acordos históricos entre os dois países. Várias organizações em Portugal manifestaram séria preocupação e protesto contra a construção e inauguração da estrada de ligação a Kailash Mansarovar via Lipulec.

CARTA DO MEMORANDO

Ao Sr. Primeiro Ministro: 25 | 05 | 2020

senhor. Narendra modi

O governo da Índia

South Block, Raisina Hill Nova Deli

110011, Índia

C / o

Senhor Senhora. Embaixador

Embaixada da Índia

R. Pêro da Covilhã 16A, Lisboa

1400-297, Lisboa Portugal

Assunto: Protesto contra as atividades provocativas do governo indiano nas terras soberanas do Nepal

Excelência,

Em nome do povo nepalês que reside em Portugal, gostaríamos de expressar nossa séria preocupação e protestar contra a construção e inauguração de uma estrada de ligação com Kailash Mansarovar via Lipulek, que atravessa o território nepalês pelo Governo da Índia.

Esta ação provocativa segue a publicação unilateral de um mapa territorial revisado pelo governo indiano em novembro de 2019, que retrata erroneamente os territórios soberanos nepaleses Kalapani, Lipulekh e Limpiyadhura como partes da Índia. Documentos históricos pertinentes às fronteiras entre a Índia e o Nepal nesta região (como o Tratado de Sugauli, 1816) são abundantemente claros de que todas as terras do leste do rio Mahakali pertencem ao Nepal.

Temos plena consciência de que há algumas regiões disputadas nas fronteiras do Nepal e da Índia há mais de um século. Em vez de resolver primeiro essas questões de fronteira por meio de diálogos diplomáticos de alto nível entre os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países, o governo indiano agora intensificou a situação inaugurando uma estrada que, segundo os documentos históricos, atravessa o território nepalês.

As atividades hegemônicas de nosso vizinho mais próximo no território nepalês não são toleráveis ​​para o povo nepalês. Como o Nepal sempre seguiu a política de amizade cordial com a Índia, esse movimento indiano unilateral será considerado um ato expansionista pelo povo nepalês.

Por isso, condenamos veementemente o ato de invasão do território nepalês ao seu lado, exigimos recuperar suas forças de segurança imediatamente da área e respeitar a fronteira de acordo com os acordos históricos entre dois países.

तपाईको प्रतिक्रिया

Loading...

सम्बन्धित समाचार